Saturday, October 6, 2007

Capítulo 1 - Gerações

Bastou-me ler algumas páginas inicias do livro para me aperceber que a realidade que o autor nos fala no livro é a mesma realidade que eu tenho em minha casa, com o meu irmão de 8 anos. Se recuarmos alguns anos atrás, e nem precisamos de ir assim tão longe, percebemos que as tecnologias vieram revolucionar todo um modo de como as crianças aprendiam. Quando se falava na escola em pesquisar algo sobre um determinado assunto os professores recomendavam-nos este e aquele livro, actualmente o meu irmão diz-me "oh mana tenho que fazer uma composição sobre os animais, vamos ver na internet". A meu ver as tecnologias vieram revolucionar toda a nossa vida, apenas com um click podemos comunicar com quem quisermos, de qualquer parte do mundo, saber qualquer informação acerca de determinado assunto desde que tenhamos um computador e uma ligação à internet. Como é claro existem muitas vantagens, mas também problemas a ter em atenção, ainda para mais quando falamos em crianças, é preciso haver um grande controlo dos pais para que as crianças nao fiquem dependentes dos computadores, ajudar nas pesquisas, para que se possa dar a conhecer à criança boa informação e não informação maliciosa. Mas umas das contribuições mais importantes dos computadores, como nos diz Seymour foi "provocar a evolução das ideias dos pais sobre o que as crianças são capazes de fazer e sobre o modo como aprendem".

Ao iniciar a leitura deste livro fiquei bastante supreendida pela maneira como o autor escreve e coloca as suas ideias. Acho que é um livro muito fácil de ler, pois apercebemo-nos que tudo o que o autor descreve no seu livro se passa realmente à nossa volta. Seymour Papert centra o seu livro na maneira como as tecnologias podem ser importantes para uma melhor aprendizagem das crianças.

1 comment:

Joana said...

Boa reflexão Mafalda, com articulação com algumas das suas experiências pessoais e reais!
Interpretou a mensagem de Papert e apresentou a sua perspectiva!

Continue!
Joana