Thursday, November 1, 2007

A Aprendizagem



Neste 3 capítulo do livro "A familia em Rede", Seymour Papert começa por nos chamar à atenção para a aprendizagem que é feita através dos programas educativos e como os pais são influênciados pela escolha dos mesmo.
A maioria dos programas educativos que os pais compram para os seus filhos são programas desumanizados e de carácter mercantil, pois são jogos que reforçam os aspectos mais pobres da educação, ou seja, são abordagens rotineiras das capacidades de escrever, ler e contar, deixando assimescapar a oportunidade de enriquecer e fortalecer os melhores aspectos da educação.
Apesar de muito educadores fazerem "frente" a esta tendência, a indústria informática continua a colocar ênfase nas capacidades mais básicas e rotineiras da educação, alimentando assim as crenças defecientemente fundamentadas dos pais em relação à maneira de aprender das crianças.
Este é um aspecto muito preocupante, pois alimenta perigosos retrocessos nas politicas educativas.
Seymour Papert faz referência a um grande psicólogo, Piaget que popularizou o termo Construtivismo. Este movimento teorico defende que a aprendizagem deve ser autodirigida, onde a criança tem de contruir conhecimento e o papel do professor é apenas o de criar condições para a invenção.
Ora muitos pais ao verem a energia e concentração desencadeadas pelos jogos de video e preocupadas com a aprendizagem dos seus filhos pensam "Se ao menos essa energia pudesse ser mobilizada para algo mais importante..." É então que o autor nos apresenta três formas de se tornar este desejo realidade:



  • A abordagen instrucionista onde se produz um jogo de raciociono simples . Se as crianças gostam de jogar e os pais querem que eles aprendem por exemplo a tabuada, então far-se-á um jogo onde as crianças tenham de dar a resposta correcta a pequenos problemas de multiplicação. Infelizmente esta é a abordagem mais seguida pelos fabricantes de programas de computador.

  • A abordagem construcionista onde nós é que fazemos o próprio jogo, visto que somos capaze de jogar, também seremos capazes de produzir um jogo e assim aprender com a sua construção.

  • A abordagem do aprender sobre a aprendizagem tem a ver com a questão de os jogos só serem bons para a aprendizagem quando podem ser directamente relacionados com o conhecimento de estilo escolar.
No seguimento deste tema encontrei alguns artigos na net interessantes:


http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.doc

http://www.niee.ufrgs.br/ciiee2003/COMUNICACIONES/BLOQUE%203/Formacao%20de%20professores%20inclusivos%20Uma%20nova%20forma%20de%20educar%20.doc



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