Thursday, November 8, 2007

Capítulo 4 - Valores

Nesta quarto capitulo Papert fala-nos acerca dos Valores e centra-se em três temas fundamentais:

  • No que é importante ensinar;

  • No Materialismo;

  • Nos perigos da internet.

E afinal o que é realmente importante importante ensinar a uma criança? Como o autor nos diz é necessário que aquilo que a criança aprenda contenha algum significado para ela. Muitos alunos não percebem qual a importância de discplinas como a matemática e a gramática e uma das razões porque isso acontece é porque a maior parte das crianças acham que os professores lhes ensinam aquelas matérias porque são obrigados e não porque encontram uma razão suficientemente válida, nem estão convencidos da sua real importância. Ora tal como o autor nos diz isto faz com que "o sistema educativo fomente um sistema de cinismo entre os alunos".

Quando pensamos em aprendizagem na familia é necessário que a mesma tenha em consideração a preservação de valores de honestidade e de respeito por cada individuo. Se não vejamos, na cultura das crianças a ideia de imitir juizos de valor sobre os outros a partir das suas capacidades mentais está bem vincada e esta forma de pensamento é encorajada na maior parte das vezes pela própria escola. Esta maneira de pensar reside no facto de a escola proporcionar um leque muito reduzido de maneiras para se fazerem as coisas que só vai de encontro a algumas crianças, devido a isto cria-se uma generalização de que algumas pessoas não conseguem pura e simplesmente aprender um determinado assunto e baseiam esta "teoria" apenas no insucesso do aluno.

Papert chama-nos à atenção para um exemplo que passo a citar " A maioria das pessoas que aprendem francês na escola, aprendem-no de uma forma muito deficiente e acabam por falar um francês que deixa muito a desejar (...) poderemos, contudo, afirmar que estas pessoas não têm queda para o francês? Parece-me bem que não o podemos fazer. Sabemos perfeitamente que se vivessem em França, falariam o francês com uma fluência semelhante aos próprios franceses." Portanto não podemos afirmar que estas pessoas não têm capacidade para aprender francês, a defeciência estará relacionada de certo modo com as condições desfavoráveis existentes nas escolas.

Referindo-me agora ao segundo ponto deste capitulo, o materialismo, sabemos que a ideia de um computador para as crianças está intimamente associada a um crescente materialismo na vidas das crianças. As familias devem assegurar que o facto de alguem ter um computador nunca se tornará num sinal de estatuto. Devemos antes considerarmo-nos felizes por termos um e aproveitar isso para facilitar aos outros o privilegio que temos, como por exemplo ensinar a trabalhar com o computador outras crianças que não dispõem de um.

Uma das grandes vantagens da cultura da internet são as suas fortes tendências igualitárias. O aspecto negativo está associado à tendência para valorizar o progresso tecnologico como um critério de sucesso.

Pegando agora no terceiro e ultimo ponto deste capitulo, mas nao o menos importante, Papert alerta-nos para os perigos da internet. É claro que a internet têm imensas vantagens, apenas com um simples clik podemos aceder a toda a informação que queremos à hora que desejamos. Mas tendo vantagens, tem consequentemente serios riscos, como por exemplo a criança falar com pessoas desconhecidas que inventam identidades e que levam a outra pessoa a pensar que está a falar com uma pessoa determinada pessoa e na realidade está a falar com alguem que nem sequer existe. Aqui reside um grande perigo que é o facto de as crianças/adolescentes gostarem desta "cultura" de falsas personagens. Mas afinal como é que é possivel combater estes perigos?
Os pais podem evitar que as crianças contactem com pessoas indesejáveis bloqueando a comunicação com sites considerados indesejáveis ou ainda pertimir apenas que a criança comunique com um unico site que funcionará como uma porta de entrada para uma rede mais ampla.

Até à próxima

Deixo-vos aqui mais alguns links referentes a este último ponto, que a meu ver é o mais importante deste capítulo.

http://64.233.183.104/search?q=cache:TJcFH8ajvm0J:www.sitiodosmiudos.pt/imprimiveis/imagens/Pais_imp/InternetSeguranca.pdf+perigos+da+internet&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt

http://www2.cifop.ua.pt/nonio/seguranet/guia_pais.htm







No comments: